O preço de pegar a contramão da história

É inegável que esta é uma pátria construída sobre os pilares da desigualdade

O Brasil não é um país de iguais. Aqui tem pacto da branquitude, privilégio branco, colorismo, racismo, machismo e meritocracia aplicada de maneira assimétrica. Tudo junto e misturado.

As evidências estão no cotidiano, nas pequenas atitudes do dia a dia, em decisões tomadas não só por um contingente significativo de cidadãos, mas também pelo Estado (o que é ainda mais grave), que deveria a todos representar, proteger e servir.

Apesar dos incontáveis esforços para reescrever o passado, é inegável que esta é uma pátria construída sobre os pilares da desigualdade. Forjada à base de exploração dos povos originários e de milhões de homens e mulheres escravizados e traficados do continente africano por colonizadores.

Nós, os descendentes dessa gente toda, temos na diversidade de etnias, tradições e culturas uma de nossas características marcantes. Contudo, formamos uma nação majoritariamente negra —56% da população é autodeclarada preta ou parda, segundo o IBGE.

É o tipo de coisa que um gestor deve manter em mente, se não pelas razões certas, ao menos pelo fato de que essa maioria já se mostrou capaz de decidir os rumos da nação —sobretudo diante da promessa de um governo inclusivo.

Vem daí a frustração com a nomeação de mais um homem para compor o Supremo Tribunal Federal (independentemente dos saberes do indicado), a despeito da toda a mobilização de movimentos sociais negros e entidades da sociedade civil pela indicação de uma mulher negra para a vaga.

Uma ilustre figura da República disse recentemente que “não é com campanha pública que se faz um ministro do STF”. Estava certa. Tanto que o presidente optou por diminuir a já risível participação feminina na composição da corte. Restou uma mulher. Na minha terra natal, um comercial de supermercado lembrava que “a vida é feita de escolhas”. Algumas custam caro… A conferir o preço de pegar a contramão da história.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

“Perdi meu emprego por ser negra” conta gerontóloga Thádia Marques

A gerontóloga Thádia Marques, 30 anos, de São Paulo,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...
-+=