UNFPA e PUC de Minas Gerais lançam cartilha bilíngue para ajudar imigrantes haitianos no Brasil

Enviado por / FonteDa ONUBR

Documento contém orientações em português e créole  sobre direitos sociais, sobre o acesso a saúde, educação e assistência e sobre questões envolvendo a entrada e permanência no Brasil. Cartilha está disponível online.

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil lançou em maio, em Belo Horizonte, uma cartilha sobre os direitos sociais dos imigrantes haitianos. O documento é bilíngue, com informações em português e créole sobre assistência social, saúde e educação e sobre a entrada e permanência desses estrangeiros no Brasil.

O objetivo da publicação é contribuir para a integração social dos imigrantes haitianos que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte. A produção do documento foi parte das celebrações dos 70 anos do curso de Serviço Social da PUC — que ficou encarregado da elaboração do material.

Presente no lançamento, o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, afirmou que, no país, “vários esforços têm sido feitos no sentido de criar mecanismos que buscam regularizar a situação migratória dos estrangeiros”.

“É necessário, no entanto, avançar no sentido de garantir a efetivação dos direitos dos imigrantes e na integração destes na sociedade. Com acesso à educação, trabalho, saúde, assistência social, por exemplo.”

A cartilha bilíngue está disponível online. Clique aqui para acessá-la.

A elaboração e publicação do documento foram uma iniciativa do Departamento de Serviço Social da PUC-MG, com apoio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC-MG), em parceria com Fundo de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o UNFPA.

+ sobre o tema

Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana Dia 21/11

Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

Brie Larson é acusada de preconceito por viver “salvadora branca” em filme

Brie Larson -- escalada para interpretar a Capitã Marvel em 2019...

Presidente nigeriano declara estado de emergência por ataques a igrejas

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou estado de...

para lembrar

Filho de Robinho dá pedaladas em treino do Milan

Róbson Junior bateu bola com o pai na Itália...

27/07-Autora angolana vem ao Brasil lançar obra infantil ‘A árvore dos gingongos’

'A árvore dos gingongos', de Maria Celestina Fernandes, da...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=