VII Seminário Agosto Para a Igualdade Racial : Homenagem à Marielle Franco e Wangari Maathai

 

(Foto: Divulgação/ VII Seminário Agosto Para a Igualdade Racial)

Programação na Universidade  Estadual da Paraíba  e Universidade Federal de Campina Grande:

7:30h\ Dia 13 de agosto

Local: Auditório da  Faculdade de Psicologia  da Universidade Estadual da Paraíba.

Abertura:  Jair Nguni- Historiador e  Coordenador do VII Seminário Agosto Para a Igualdade Racial.

Cantor, Compositor e Ambientalista  Dido Voxon Homenageia Wangari Maathai com a canção “ Vestida de Ébano.”

Desenhista  e Artista Plástico  Jailson Silva Homenageia Wangari  Maathai e Marielle Franco.

Exposição de  Fotografias sobre   Mulheres Negras- Projeto Enegrecida- Coordenação Carolina  Brito.

Mesa redonda: Cotas  Para Negros e Índios  na Graduação e Pós- Graduação  na Universidade Estadual da Paraíba.

Debatedores: Erivaldo Oliveira da Silva- Presidente da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura  do Governo Federal.

Nelson Aleixo da Silva Júnior-  Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, Mestre em  Administração pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Doutor em Psicologia  pela Universidade de Paris X na França, Professor do Departamento de Psicologia da UEPB  e Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba- ADUEPB.

Profº. Dr. Antonio Guedes Rangel Júnior- Reitor  da Universidade Estadual da Paraíba.

Coordenação: José Cristóvão de Andrade- Mestre em Sociologia  e Pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da  Paraíba- UEPB.

Encerramento:  Lei Áurea  Sem Libertação  e o Cordel de Palmares- Poeta Cordelista  J. Lima- Especialista em Fundamentos da Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática  pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

8h\ Dia 15 de agosto

Local:  Auditório III  da Central de Integração  Acadêmica da UEPB.

Mesa redonda: Candomblé, Identidade Racial  e Resistência Negra na Diáspora.

Debatedores: Sidnei Barreto Nogueira- Doutor em Semiótica  e Linguística Geral pela FFLCH da USP, Pesquisador do GELA- Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP,  Babalorixá da Comunidade da Compreensão e Restauração Ilé Asé Sàngó- CCRIAS, Especialista em Africanidades, Membro do Coletivo Okán Dimo, Coordenador do Curso  de AfroTeologia, Escritor, Ativista e Pensador do Instituto Ilê Ará e do Projeto Conversa de Terreiro do  Estado de São Paulo.

Larissa Lira- Graduada  em Filosofia pela Universidade  Estadual da Paraíba, Pós-Graduada em Designer de Moda pelo SENAI-CETIQT do Rio de Janeiro  e Doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Babalorixá  Antunes de Oxalá- Ilê Axé Babá Obá Igbô.

Coordenação: Maria do Socorro Moura Montenegro- Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

18:30h\Abertura: África de Corpo Inteiro- Professora, Bailarina, Coreógrafa, Graduada em Educação Física e Especialista em Dança e Consciência Corporal- Luciana Nóbrega. (Participação do  Contramestre de Capoeira Morcego da Escola de Capoeira Afro Nagô).

Palestra: Desafios e  Perspectivas Para o Ensino de História da África e Cultura Afro- Brasileira nos  15 anos da Lei 10.639\03.

Palestrantes: Eliane Fátima Boa Morte do Carmo- Doutoranda em  Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Graduada  em Pedagogia com Habilitação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar pela UFBA, Coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais \NUPER, vinculado à Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Representante Governamental no Conselho Municipal das Comunidades Negras- CMCN-BA.

Margareth Maria de Melo- Doutora em  Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ,  Professora e Chefe do Departamento de Educação da UEPB e Pesquisadora do NEABÍ- Núcleo de  Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual da Paraíba\Campus I.

Coordenação: Maria do Socorro Moura Montenegro- Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Encerramento: Cantor Jataí- MPB.

18:30h\Dia 16 de agosto.

Local: Auditório José Farias  Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.

Abertura:  Cantor, Compositor  e Ambientalista Dido Voxon  Homenageia Wangari Maathai com  a canção “ Vestida de Ébano.”

Desenhista  e Artista Plástico Jailson  Silva Homenageia Wangari Maathai  e Marielle Franco.

Atriz Maria Claudete  e Monólogo Carne Negra ( Obs:  O monólogo Carne Negra é uma pequena encenação, ora falada ora cantada da música A Carne da Banda Farofa Carioca e que  foi construído para estimular o público a refletir sobre a situação do negro na sociedade. Ademais, este monólogo foi resultado de uma pesquisa cênica feita para conclusão de um curso de iniciação ao teatro no ano de 2012, com  o ator e diretor teatral Saulo Queiroz ).

Participação especial  de Patrícia Gonçalves- Percussão.

Palestras: Mulheres Africanas e Afro-Brasileiras  na Construção das Nossas Riquezas Culturais  e Materiais.

130 anos da Abolição da  Escravatura e Genocídio  da Juventude Negra no Brasil.

Palestrantes: Zelinda dos Santos  Barros- Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro Orientais\CEAO da Universidade Federal da Bahia-UFBA e Pós-Doutoranda em Ciências Sociais Pela Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.

 Zezito de Araújo: Mestre em História do Brasil  pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Supervisor    de Diversidade da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e Professor Responsável  pela Implementação das Leis 10.639\03, 11.645\08 e Educação Quilombola na Rede Estadual de Ensino de Alagoas.

Coordenação: Severino Lepê Correia- Historiador, Psicólogo, Jornalista, Poeta, Escritor, Cantor, Compositor, Militante do Movimento Negro de Pernambuco e  Doutorando em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós- Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Encerramento: Apresentação de Capoeira\Projeto Social Crianças do Gueto do Bairro do Pedregal- Coordenação do  Professor Assis Capoeira.

Minicursos  nos dias 15  e 16 de agosto  na Central de Integração Acadêmica  e Biblioteca Central da UEPB em Bodocongó\ Campus I (de 14h até 17h).

 

  • Minicurso no auditório I: Histórias  de Mulheres Negras  que Contribuíram Para o Progresso  Científico e Intelectual da Humanidade.

Ministrante: Zelinda dos Santos  Barros: Doutora em Estudos Étnicos e Africanos Pelo Centro de Estudos Afro Orientais\CEAO da Universidade Federal da Bahia-UFBA  e Pós- Doutoranda em Ciências Sociais Pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.

  • Minicurso no auditório II: Ciência e Tecnologia dos Povos Africanos  na Formação Social e Histórica do Brasil.
  • Ministrantes: Maria Amélia Monteiro- Doutora em Educação Para a Ciência pela UNESP  e Professora de Física da Universidade Federal da Grande Doutorados do Mato Grosso do Sul.

Severino Lepê Correia- Historiador, Psicólogo, Jornalista, Poeta, Escritor, Cantor, Compositor, Militante do Movimento Negro de Pernambuco e  Doutorando em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós- Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

 

  • Minicurso no auditório III: Candomblé, Identidade Racial  e Resistência Negra na Diáspora.

Ministrante: Sidnei Barreto Nogueira- Doutor em Semiótica e  Linguística Geral pela FFLCH da USP, Pesquisador do GELA- Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP, Babalorixá da Comunidade da Compreensão e Restauração Ilé Asé Sàngó- CCRIAS, Especialista em Africanidades, Membro do Coletivo Okán Dimo, Coordenador do Curso  de AfroTeologia, Escritor, Ativista e Pensador do Instituto Ilê Ará e do Projeto Conversa de Terreiro do Estado de São Paulo.

 

  • Minicurso  no auditório da Biblioteca Central da UEPB: Métodos e Técnicas  Pedagógicas de Valorização  da História da África e Cultura Afro-Brasileira  no Currículo Escolar.

Ministrante: Eliane Fátima Boa Morte do Carmo- Doutoranda em Educação  pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Graduada  em Pedagogia com Habilitação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar pela UFBA, Coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais -NUPER, vinculado à Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Representante Governamental no Conselho Municipal das Comunidades Negras- CMCN de Salvador-BA.

 

Inscrições de 10 de julho a 10 de agosto: Secretaria  do Departamento  de Filosofia da UEPB em Bodocongó\ Campus I.

  • Centro Artístico- Cultural da UEPB (  Na antiga Faculdade de Administração da Rua Getúlio Vargas).
  • Pró-reitoria de Cultura da UEPB em Bodocongó\ Campus I.
  • Museu  de Arte  Popular da Paraíba (Museu dos três pandeiros).

                    

             Programação  Para 10 Escolas  Públicas da Rede Estadual de Ensino:

10h\Dia 13 de agosto.

Local: Escola Cidadã Integral  Félix Araújo.

Palestra: O Ensino  de Filosofia Africana e  Lei 10.639\03 Para Descolonizar o Saber Filosófico Eurocentrista.

Palestrantes: Nazito Pereira  da Costa Júnior- Mestre em  Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema- SINTAB.

Felipe Marinho de Araújo- Graduado em Filosofia pela UEPB,  Especialista em História da Filosofia e Professor da Escola Cidadã Integral  Félix Araújo.

Coordenação: Ramon de Alcântara Aleixo- Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, Mestre e Doutor em Educação  pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Professor da Escola Cidadã Integral Félix Araújo.

14:30h\Palestra: Wangari Maathai e Suas lutas em  Defesa da Democracia, Igualdade de Gênero e  Desenvolvimento Sustentável do Planeta Terra.   

Local: Escola  Cidadã Integral  Escritor Virgínius  da Gama e Melo.

Abertura: Declamação do Poema me  Gritaram Negra da Poetisa  e Dramaturga Peruana Victória  Santa Cruz- Sidnéia Aparecida de Lima Souza\Aluna  da Escola Cidadã Integral Escritor Virgínius da Gama e Melo.

Palestrante: Jair Nguni- Historiador  e Militante do Movimento Negro de Campina Grande.

Coordenação: Carlos Augusto C. Monteiro- Graduado em Letras pela UEPB e  Professor da Escola Cidadã Integral Escritor Virgínius da Gama e Melo.

Encerramento: Cantor, Compositor e Ambientalista  Dido Voxon Homenageia Wangari Maathai  com a canção “ Vestida de Ébano.”

Desenhista  e Artista Plástico Jailson  Silva Homenageia Wangari Maathai  e Marielle Franco.

Doação  de mudas  de árvores para  alunos, professores e  funcionários através do Programa de Extensão “Adote uma Árvore” da   Pró- reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

19h\Palestras: A Capoeira   Enquanto Cultura Afro-Brasileira.

O   Negro  e a Dramaturgia  no Teatro do Oprimido.

Palestrantes:  Marcos Antônio Batista- Professor de História e Mestre de Capoeira( Mestre Sabiá).

Marcílio Moraes- Professor de Artes  da Escola Cidadã Integral Irmã Stefanie.

Coordenação: Welton Fontes- Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Graduado em História pela UEPB, Especialista em Tecnologias na Educação pela UEPB e  Estudante de Direito da Universidade Estadual da Paraíba

Local: Escola  Estadual de Ensino Fundamental e  Médio Senador Humberto Lucena.

7:30h\Dia 14 de agosto.

Local:  Escola Estadual de Ensino Fundamental e  Médio Senador Humberto Lucena.

Palestra: Genocídio  da Juventude  Negra no Brasil: Pensando Políticas de Ações Afirmativas  de Enfretamento à Violência Contra a Juventude Negra.

Palestrante: Rogério Humberto Zeferino Nascimento- Doutor  em Ciências Sociais e Professor da Universidade  Federal de Campina Grande- UFCG.

Debatedor: Sidnei Barreto Nogueira- Doutor em Semiótica  e Linguística Geral pela FFLCH da USP, Pesquisador do GELA- Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP,  Babalorixá da Comunidade da Compreensão e Restauração Ilé Asé Sàngó- CCRIAS, Especialista em Africanidades, Membro do Coletivo Okán Dimo, Coordenador do Curso  de AfroTeologia, Escritor, Ativista e Pensador do Instituto Ilê Ará e do Projeto Conversa de Terreiro do Estado de São Paulo.

Coordenação: Jair Nguni- Historiador e Militante do Movimento Negro de Campina  Grande.

Encerramento: Doação de  mudas de árvores  para alunos, professores  e funcionários através do Programa  de Extensão “Adote uma Árvore” da Pró- reitoria de  Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

10h\Palestras: Qual  o Papel  das Universidades  e dos Poderes Públicos  no Combate ao Genocídio da  Juventude Negra?

O Ensino  de Filosofia Africana  e Lei 10.639\03 Para Descolonizar o  Saber Filosófico Eurocentrista.

Palestrantes: José Cristóvão de Andrade- Mestre em Sociologia e Pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Nazito Pereira  da Costa Júnior- Professor de  Filosofia da Rede Estadual de Ensino,  Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores  Público Municipais do Agreste da Borborema- SINTAB.

Coordenação: Felipe Marinho de Araújo- Graduado em Filosofia pela UEPB, Especialista em História da  Filosofia e Professor da Escola Cidadã Integral Félix Araújo.

Local: Escola Cidadã Integral   Félix Araújo.

15h\Mesa redonda: Mulheres Negras  no Combate ao Racismo  e Machismo na Sociedade Brasileira.

  Abertura: Apresentação  do Grupo da Eletiva  Capoeira, Corpo, Expressão  e Liberdade da Escola Cidadã  Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro\Professor Hemerson Moura.

Debatedoras:  Thaís  Pereira de Oliveira- Mestranda em Ciências  Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG e Integrante do  Grupo de Estudo de Gênero e Feminismos Carolina Maria de Jesus da UFCG.

Margareth  Maria de Melo- Doutora em Educação pela Universidade do Estado  do Rio de Janeiro- UERJ, Professora e Chefe do Departamento de Educação da UEPB\Campus I  e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas da UEPB\Campus I(NEABÍ).

Valdizia Maria  Silva do Nascimento- Graduada em  Psicologia Social da Saúde pela Faculdade Maurício de Nassau.

Coordenação: Zelinda dos Santos Barros- Doutora  em Estudos Étnicos e Africanos Pelo Centro de Estudos Afro Orientais\CEAO da Universidade Federal da Bahia-UFBA  e Pós- Doutoranda em Ciências Sociais Pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.

Local: Escola  Cidadã Integral   Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro.

Encerramento: Doação  de mudas de árvores  para alunos, professores e funcionários através do Programa de Extensão “Adote uma Árvore” da   Pró- reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

 

9:30h\Dia 16 de agosto.

Local:  Escola Cidadã Integral  Assis Chateaubriand.

Palestra: Africanos e Afro-Brasileiros   na Construção da Cultura Brasileira: Debatendo a Implementação  da Lei 10.639\03 no Espaço Escolar.

José Benjamim Pereira Filho- Mestre em História, Pró-reitor Adjunto de Cultura da Universidade Estadual da  Paraíba e Fundador do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas da UEPB\Campus I(NEABÍ).

Coordenação: José Cristóvão de Andrade- Mestre em Sociologia e Pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

9:30h\Palestra: Marielle  Franco e Suas Lutas  em Defesa da Igualdade de Gênero, Combate ao Racismo  e Pelo Empoderamento da Comunidade LGBT.

Abertura:  Declamação do  Cordel Viver Sem Violência  é um Direito!

Poetisa  e Cordelista  Anne Ferreira.

Local: Escola Cidadã Integral  Professor Raul Córdula.

Palestrantes: Alcione Ferreira  da Silva- Historiadora, Professora  do Departamento de Serviço Social da Universidade  Estadual da Paraíba e Integrante do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas  da UEPB\Campus I(NEABÍ).

José Luciano de Queiroz Aires – Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE  e Professor da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.

Coordenação:  Maria do Socorro Teotônio Oliveira Pereira- Coordenadora Pedagógica da Escola Cidadã Integral  Professor Raul Córdula, Graduada em História pela UEPB e Especialista em História do Nordeste  pela Universidade Estadual da Paraíba.

Encerramento: Doação  de mudas de  árvores para alunos, professores  e funcionários através do Programa de Extensão “Adote uma Árvore” da   Pró- reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

9:30h\Dia 17 de agosto.

Local:  Escola Estadual de  Ensino Médio Irmã Joaquina Sampaio.

Palestra: Qual o  Papel das  Universidades  e dos Poderes Públicos no  Combate ao Genocídio da Juventude Negra?

Palestrante: José Cristóvão de Andrade- Mestre em Sociologia e Pró-reitor de Cultura da Universidade  Estadual da Paraíba- UEPB.

Coordenação: João Paulo Vidal dos Santos-Mestre em Manejo do Solo e Água Pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Graduado em Pedagogia pela UNINTER, Graduado em  Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba e professor da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Joaquina Sampaio.

Encerramento: Doação  de mudas de árvores  para alunos, professores  e funcionários através do Programa  de Extensão “Adote uma Árvore” da Pró- reitoria  de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

10h\Palestra:  Genocídio  da Juventude  Negra no Brasil: Pensando Políticas de Ações Afirmativas  de Enfretamento à Violência Contra a Juventude Negra.

Local: Escola Cidadã  Integral Doutor  Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata).

Abertura:  Declamação do  Cordel Viver Sem Violência  é um Direito!

         Poetisa e Coordelista Anne Ferreira.

Palestrantes: Jadiele Berto- Bacharel  em Geografia pela Universidade  Federal da Paraíba-UFPB, Integrante do  Fórum Paraibano de Juventude Negra\FOJUNE-PB, Membro do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial da Paraíba- CEPIR e Militante do  Coletivo de Mulheres Negras na Paraíba- Abayomi.

Vanessa Gomes- Atriz, Estudante  de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba-UFPB,  Integrante do Fórum Paraibano de Juventude Negra\FOJUNE-PB e Conselheira  do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial da Paraíba- CEPIR.

Coordenação: Thiago  Rodrigues Araújo- Graduado em  Filosofia pela UEPB, Especialista em Educação pela  Universidade Estadual da Paraíba e Professor de Filosofia da Escola Cidadã Integral  Doutor Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata).

15h\Mesa redonda: Genocídio  da Juventude  Negra no Brasil: Pensando Políticas de Ações Afirmativas  de Enfretamento à Violência Contra a Juventude Negra.

Local: Escola  Cidadã Integral Monte Carmelo.

Debatedores: Vanessa Gomes- Atriz,  Estudante de Relações Públicas  da Universidade Federal da Paraíba-UFPB,  Integrante do Fórum Paraibano de Juventude Negra\FOJUNE-PB e  Conselheira do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial da Paraíba- CEPIR.

Jadiele Berto- Bacharel em  Geografia pela Universidade  Federal da Paraíba-UFPB e Integrante do  Fórum Paraibano de Juventude Negra\FOJUNE-PB,  Membro do Conselho

Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba- CEPIR e Militante do Coletivo de Mulheres Negras na Paraíba- Abayomi.

Wallace Gomes Ferreira de Souza- Doutor em  Ciências Sociais, Professor da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG  e Integrante da Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande- ADUFCG.

Coordenação:  Thisciane Moura de Andrade e Silva- Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual  da Paraíba\UEPB e Professora da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo.

Encerramento:  Doação de  mudas de árvores  para alunos, professores  e funcionários através do Programa de Extensão “Adote uma Árvore” da   Pró- reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

19h\Palestra: Colonialidade  do Poder e Racismo  Institucional no Brasil.

Palestrante: Williams Lima Cabral- Historiador, Percussionista  e Criador da Biblioteca Comunitária do Tambor.

Coordenação: Ana Lúcia Sales- Militante  do Movimento Negro de Campina Grande.

Local: Escola  Estadual de  Ensino Fundamental  e Médio Major Veneziano.

8h\Dia 18 de agosto\Mesa redonda  Para Alunos e Professores do Cursinho  Preparatório Para o ENEM na UEPB: Mulheres Negras,  Identidade Racial e  Racismo no Brasil.

Abertura: Declamação do  Poema me Gritaram  Negra da Poetisa Peruana Victória  Santa Cruz- Aluna Sidnéia Aparecida  de Lima Souza\ Aluna da Escola Cidadã Integral Escritor Virgínius da Gama e Melo.

Debatedoras: Thaís Pereira de Oliveira- Mestranda em  Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG e  Integrante do Grupo de Estudo de Gênero e Feminismos Carolina Maria de Jesus da UFCG.

Carolina Brito- Coordenadora do Projeto Enegrecida e Graduada  em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.

Sara  Emmeli Souza- Estudante do Curso de Serviço Social da  Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Coordenação: Josielma Silva Ferreira Rosário – Estudante do Curso  de Serviço Social da UNIP- Universidade Paulista.

Local: Auditório da  Faculdade de Direito da  Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. 

Programação   Para a Comunidade  Quilombola Matão do Município  de Gurinhém\ Dia 18 de agosto.

14:30h\Abertura :  Cantores  Dido Voxon e  Jataí- MPB.

Palestra: Realidade Social, Política e Econômica  dos Quilombolas da Paraíba: Como Garantir Direitos  em Época de Tanto Fascismo e Racismo no Brasil?

Palestrantes: Rogério Humberto Zeferino Nascimento- Doutor em Ciências Sociais e Professor da Universidade  Federal de Campina Grande- UFCG.

José Jackson Amâncio Alves- Doutor  em Recursos Naturais e Professor do  Departamento de Geografia do Campus III\ UEPB- Guarabira.

Coordenação: Rosângela Paiva Santos- Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale  do Acaraú- UVA e Liderança da Comunidade Quilombola Matão de Gurinhém.

Encerramento: Lei Áurea Sem Libertação  e o Cordel de Palmares- Poeta Cordelista J. Lima- Especialista em Fundamentos da Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática  pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Realização: Movimento Negro de  Campina Grande- 31 anos de luta contra o racismo.

Contatos: 083 98762-8177\ 98756-5065.

“Negro drama            

Eu sei quem trama

E quem  tá comigo

O  trauma que  eu carrego

Pra  não ser mais  um preto fodido”  (Banda Racionais MC`s)


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

Serena Williams

Serena Jameka Ross Evelyn Williams (Saginaw, Michigan, 26 de setembro de 1981) é uma tenista norte-americana....

Zumbi prepara programação para mês da consciência negra

A Faculdade Zumbi dos Palmares prepara para novembro,...

Os negros nas histórias em quadrinhos – parte 1

A Era de Ouro (1934 – 1955) Anseio, Conceito...

Nova temporada de Mister Brau abordará racismo, refugiados e Lava-Jato

Para Taís Araújo, comédia é útil para debater temas...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=