Coleção revela continente africano como você nunca viu

É raro encontrar projetos que retratam a África para além dos estereótipos como fome, pobreza e passividade. Para mudar a visão dos brasileiros sobre o continente africano e apresentar a relação que há entre o Brasil e a África, a jornalista Flora Pereira e o designer Natan Aquino criaram em 2012 o projeto Afreaka. A iniciativa ganhou colaboradores e passou a atuar em diversas frentes como educação, produção cultural e comunicação.

por Aline Ramos no Ondda

A novidade deste ano é que em fevereiro o grupo lançará uma coleção de livros que apresenta o continente africano de uma maneira diferente e inovadora. Com conteúdo apurado em 15 países africanos, a coleção “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

A coleção contará com quatro volumes que passam por temas como mídia, literatura, tecnologia,filosofia, artes em geral e educação. Os livros serão distribuídos gratuitamente em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. O objetivo é fortalecer o cumprimento da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira em toda a rede de ensino. Por se tratar de um material multidisciplinar as publicações podem servir como fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, cultura e formas de expressões artísticas atuais.

Apesar do foco educacional, a publicação é destinada para todos aqueles que buscam entender e resgatar a identidade brasileira. O lançamento será no dia 13 de fevereiro, às 18h30, no Cine Olido (Galeria Olido). Para introduzir o público no tema dos livros, haverá no dia uma mesa de debate, intervenção gastronômica e apresentação musical. A coleção estará a venda no lançamento e no site pelo valor de R$50.

mais informações

##**Lançamento Coleção ‘Afreaka: África sem estereótipos**’##

Com conteúdo apurado in loco, em 15 países africanos, a Coleção de Publicações “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

Para promover o cumprimento da Lei 10.639/03 e reforçar a presença de África nas instituições de ensino, o Afreaka distribuirá gratuitamente a coleção em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. De natureza multidisciplinar, o objetivo é que as publicações possam servir como uma fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, suas culturas e formas de expressões artísticas atuais; conjugando-o com a estratégia e perspectiva proposta dentro dos parâmetros curriculares e modalidades de ensino.

A coleção contará com:
Volume 1 – Mídia, Literatura, Arte, Grandes Impérios e Identidade
Volume 2 – Línguas, Autenticidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Filosofia
Volume 3 – Grafite, Sociedades Tradicionais, Música, Dança e Grandes Cidades
Volume 4 – África nas Escolas – sugestão de atividades e exercícios para a sala de aula.

Espera-se que cada publicação possa servir tanto para alunos, professores e multiplicadores da educação, mas também para um público muito mais amplo: aquele que busca entender e resgatar a identidade brasileira, não deixando de lado essa grande e importante parte de sua origem. Educação e cultura unidas para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica a acerca da África, muito mais próxima do Brasil do que se imagina, na sala de aula, mas também, fora dela.

Serviço:
A coleção estará a venda no dia para público geral, pelo valor de R$50,00 no lançamento e no site (www.afreaka.com.br) após o lançamento.
Lançamento: Dia 13/02 às 18h30 no Cine Olido, Galeria Olido
Mesa de Debate + Intervenção Gastronômica com Surama Caggiano + Apresentação Musical
Em breve mais informações sobre o evento.

A coleção foi contemplada pelo Edital Proac Publicações Culturais da Secretaria de Cultura. A distribuição e divulgação da revista será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fundação Rosa Luxemburgo e Baobá Comunicação e Cultura.

+ sobre o tema

Argélia anula dívida de 12 países africanos

A medida do governo argelino beneficia o Benin,...

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

Embaixadores africanos visitam Fortaleza em outubro

Representantes africanos visitarão Instituto Brasil África para fomentar...

Hoje na História, 11 de novembro, Angola comemora 38 anos de independência

Luanda – A República de Angola assinala hoje, segunda-feira,...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=