São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana

Desde a assinatura da Lei Áurea (1888), várias foram as tentativas de reduzir o fosso de desigualdades que 4 séculos de escravização criou entre negros e brancos no Brasil, maximizados, pós abolição, pela forma de ação do Estado Brasileiro que não investiu na promoção da igualdade racial.

Já, o século 20 foi marcado por várias iniciativas, oriundas de organizações negras, na defesa de políticas públicas de igualdade racial e, mais recentemente nas políticas afirmativas com o objetivo de acelerar as estratégias para ampliar a igualdade.

As ações afirmativas foram muito combatidas por setores conservadores da sociedade a partir de argumentos confusos, absurdos e, por vezes, aterrorizador, reduzindo o valor de uma iniciativa que trouxe, em sua essência, a importância do desenvolvimento econômico ancorado na justa distribuição de oportunidades para grupos que sofreram injustiças históricas.

No mundo do trabalho, por exemplo, as desigualdades são enormes. Negros (pretos e pardos) mesmo sendo mais da metade da população no Brasil, nos quadros funcionais das 500 maiores empresas do País representam apenas 31,1% dos empregados; nos cargos de supervisão das mesmas empresas representam apenas 25,6%; no âmbito gerencial 13,2%, ganham em média 30% a menos do que um branco para executar as mesmas tarefas como revelou pesquisa do Instituto Ethos e Ibope em 2010 O Dieese destaca que a questão salarial da mulher negra e pior, pois recebe, em média, 30% do salário do homem branco e a metade do rendimento da mulher branca.

Reunidos na capital, com o apoio do Governo Municipal, Empresas Privadas e Sociedade Civil pretendem dar um passo importante em prol das políticas de Ações afirmativas. O “ São Paulo diverso- Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo” apresentará uma série de experiências de empresas e também do Governo, como é o caso da Prefeitura de São Paulo, para o desenvolvimento com base em uma distribuição justa de oportunidades por meio de políticas de ações afirmativas. O Fórum se apresenta como sendo uma oportunidade ímpar e um grande exemplo que, a maior cidade e maior economia do País, estará dando ao Brasil no combate as desigualdades.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

Irmãs sergipanas fazem sucesso com grife inspirada na cultura africana

Confira a primeira reportagem da série Made in Sergipe Por...

Emprego doméstico perde espaço para setor de serviços

Nas empresas, mulheres buscam benefícios que não existem nas...

para lembrar

Audiência Pública Mario Theodoro

Mário Lisboa Theodoro, Diretor de Cooperação e Desenvolvimento do...

Cotas no Rio de Janeiro

RJ: Negros e índios terão 674 vagas no estado...

COTAS RACIAIS: Thomaz Bastos sai em defesa de política na conferência da OAB

  Curitiba (PR), 24/11/2011 - O membro honorário vitalício da...

Com 50 anos de atraso, Brasil discute cotas no STF

    NESTA SEMANA, BARACK OBAMA SENTOU NO MESMO BANCO DE...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...
-+=