Atacante do Athletic Bilbao é alvo de ofensas racistas durante jogo do Espanhol

Torcedores do Espanyol imitaram macacos para Iñaki Williams enquanto este se encaminhava para o banco de reservas após ser substituído; clube promete investigação

Do Estadão 

Geledés

O atacante Iñaki Williams, do Athletic Bilbao, foi alvo de ofensas racistas durante a partida entre sua equipe e o Espanyol no estádio Cornellá-El-Prat, casa do adversário, neste sábado, 25. Enquanto Williams se dirigia para o banco de reservas após ser substituído por Raúl Garcia, os fãs do time catalão fizeram barulhos de macaco para ele. O jogo terminou empatado em 1 a 1.

Williams reagiu ofendendo os que lhe insultavam de ‘filhos da p***’ e, ao se sentar no banco, comentou o ocorrido com companheiros de time, incluindo o capitão do Athletic, Muniain. O juiz da partida, Sánchez Martínez, foi avisado da situação, mas não a registrou na súmula. Ainda assim, o incidente deve ser investigado por LaLiga, entidade organizadora do Campeonato Espanhol.

“Hoje nós demos um passo atrás no trabalho que começamos anos atrás. A violência no Barcelona x Valencia e os insultos racistas direcionados a Iñaki Williams causam muito dano ao futebol espanhol. ‘LaLiga’ assume responsabilidade e junto com os clubes vamos tentar encontrar o que deu errado”, escreveu o presidente da entidade, Javier Tebas no Twitter.

Williams comentou a situação aos canais oficiais do Athletic. “Estou triste por causa do empate e também porque sofri insultos racistas. É algo que ninguém quer escutar e que está totalmente fora de lugar. As pessoas têm que vir para se divertir e apoiar o time. É um esporte de amizade, de equipes… Foi triste, porque esse tipo de coisa não deve acontecer”, afirmou o atacante, demonstrando inconformismo. Mais tarde, o atleta utilizou a internet para agradecer o apoio recebido.

O próprio Espanyol lamentou o caso em seu twitter oficial. “O Espanyol condena tacitamente e de maneira explícita qualquer mostra de racismo nos campos de futebol. O clube já está investigando os incidentes de caráter racista proferidos contra alguns poucos contra Iñaki Williams. Nosso apoio e solidariedade a ele”, publicou o clube.

O Athletic Bilbao demonstrou apoio ao atleta através de seu diretor, Rafa Alkorta. “Meus pais me educaram para respeitar aos demais, sem olhar a cor, sem olhar de onde vieram, sem olhar a sexualidade. Não entendo o que se passa pela cabeça dos que insultaram Iñaki Williams, me dão pena”, postou no Twitter.

Williams foi o primeiro jogador negro a vestir as cores do Athletic Bilbao, clube que tem como regra apenas contratar jogadores nascidos no País Basco. O jogador, de origem ganesa mas nascido na própria cidade de Bilbao, estreou pelo clube em 2014. Ele tem 52 gols em 225 jogos pelo clube.

 

 

 

Leia Também:

Racismo no futebol cresce; clubes engatinham na orientação a jogadores

Jornalista italiano é demitido por comentário racista sobre Lukaku

+ sobre o tema

Para ser médico, um branco vira negro

A implementação da política de ações afirmativa de cotas...

para lembrar

Intolerância Religiosa e Racismo

Ontem na reunião do grupo Salva Guarda da Capoeira...

Justiça condena escola que impediu garoto de dreads de assistir aulas

Chikayzea Flanders, de 12 anos, foi proíbido de assistir...

O assassinato do trabalhador Carlos Braga: uma polícia sem autoridade

Por Tomaz Amorim Izabel do blog de Douglas Belchior Isaías de...

No ‘Diversidade em ciência’ (rádio USP) Rosângela Malachias fala sobre mídia e etnia

  Por Ricardo Alexino Ferreira para o Portal Geledés  No ‘Diversidade em...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=