Problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos – diz Fernando da Piedade

Midrand (Da enviada especial) – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou hoje, segunda-feira, na cidade de Midrand, Joanesburgo, que os problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos e no quadro das suas instituições.

O líder do parlamento angolano teceu tais considerações quando discursava na cerimónia de abertura da II Sessão Ordinária da Terceira Legislatura do Parlamento Pan -Africano, que hoje teve início.

Nesta conformidade, é de opinião que Angola ao assumir, no corrente mês, a presidência do conselho de paz e segurança da União Africana continuará a emprestar o seu “savoir-faire” para a resolução dos conflitos no âmbito da implementação da “Arquitectura de paz e segurança da União Africana”.

Nesta esteira, disse que África hoje é chamada a reagir de forma concertada a uma variedade de desafios e oportunidades que se lhe apresenta face a um sistema internacional imprevisível.

Sendo a paz, prosseguiu, e segurança condições indispensáveis para a prosperidade das populações africanas, aliada à promoção dos direitos humanos e do Estado de direito, “preocupa-nos, sobretudo, a instabilidade política reinante em alguns países mormente na Guiné – Bissau, Côte d’Ivoire, no Mali e na República Democrática do Congo”, referiu.

Assim sendo, afirmou estar convencido que a resolução pacífica dos conflitos passa pela assumpção pelas partes de que os compromissos assumidos devem ser cumpridos em respeito aos princípios da convivência pacífica, convergência de acção, solidariedade e defesa dos interesses nacionais e regionais.

A seu ver, a vontade política não basta “precisamos de elevar a consciência dos nossos povos e unirmo-nos num compromisso solene de defesa dos interesses comuns africanos, preservando o respeito pelas entidades culturais e níveis de desenvolvimento dos estados membros”, frisou.

Leia Também: 

África e suas lutas

Os Africanos: Lutas e Conquistas

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Multidão acompanha enterro de Mãe Stella de Oxóssi em Salvador

Mãe Stella de Oxóssi foi enterrada por volta das...

Dramaturga negra que conquistou palcos ingleses

Por JOANA EMÍDIO MARQUES   Estreou uma peça...

A dançarina e performer Luanda Carneiro Jacoel participará do Simpósio Internacional na Suécia

A dançarina e performer Luanda Carneiro Jacoel participará do...

para lembrar

Mano Brown​, dos Racionais, lança primeira música de disco solo

O primeiro álbum solo de Mano Brown, dos Racionais MCs,...

Hoje na história, 1901, a 110 anos nascia Louis Armstrong

Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de...

Campanha arrecada fundos para crianças do Harlem poderem assistir Pantera Negra

Uma campanha criada no GoFundMe pelo nova iorquino Frederick Joseph para arrecadar fundos...

Alaíde Costa derrotou o preconceito para se impor na MPB

  Uma heroína. É assim que a carioca...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=