A 25ª. Festa Literária da USP está imperdível; Geledés indica algumas obras

Artigo produzido por Redação de Geledés

Da biografia sobre Sueli Carneiro à primeira escritora feminista negra Maria Firmina dos Reis, a feira traz tudo com 50% de desconto

Se você adora ler e ainda não foi à 25 ª Festa do Livro da USP, que é um dos maiores eventos literários do Brasil, corre lá porque ainda dá tempo. São 211 editoras que vendem seus livros por ao menos metade do preço, isso mesmo, desconto de no mínimo 50% em todas as obras. Dá para se perder em meio às montanhas de livros, separadas em ilhas, e os cerca de 10mil compradores que circulam por dia. Tem gente, inclusive, saindo de lá até com carrinho de feira!

Antes de sair de casa faça uma listinha dos livros que deseja, com suas respectivas editoras. Logo na entrada, pegue um mapa que contém a localização de todas editoras presentes. A feira oferece um leque, porque o calor está pesado. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água e se tiver fome, fora do galpão há food trucks. Neste sábado a feira vai até 21 h e amanhã, domingo, será das 9h às 19h, quando encerra de vez. O endereço é Avenida Professor Mello Moraes, travessa C, Cidade Universitária, em São Paulo.

Geledés passeou pela festa literária e resolveu selecionar algumas obras para você. Vamos às indicações.

Foto: Kátia Mello

Na feira é possível encontrar as obras da coordenadora e fundadora de Geledés, Sueli Carneiro, como “Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil”, Selo Negro. Neste livro estão reunidos artigos escritos pela filósofa, educadora e ativista entre os anos de 2001 e 2010. Também é possível comprar a biografia de Sueli, “Continuo Preta”, da escritora e jornalista Bianca Santana, da Companhia das Letras.

Quem sempre teve curiosidade de ler a biografia de Nelson Mandela ou curiosidades sobre o líder sul-africano, esta é a hora. “Cartas da Prisão de Nelson Mandela”, da editora Todavia, traz as correspondências do ex-presidente durante seus 27 anos de encarceramento.

Preciosidades também é impossível encontrar na feira, como “Úrsula”, obra da primeira escritora romancista negra do Brasil, a maranhense Maria Firmina dos Reis (1825-1917), do Selin Trovoar, e que ficou esgotado durante anos.

Há também inúmeros livros premiados como “O coração que chora e que ri – Contos Verdadeiros da Minha Infância”, da consagrada escritora e feminista guadalupense, Maryse Condé, editado pela Bazar do Tempo e que levou o Prêmio Marguerite Youcenar.

Foto: Katia Mello

Uma boa aquisição é “O Alegre Canto da Perdiz”, da moçambicana Paulina Chiziane, livro vencedor do Prêmio Camões e editado pela Dublinense. Chiziane foi a primeira escritora moçambicana a publicar um romance e é uma das autoras africanas mais reconhecidas internacionalmente.

Outro livro que vale a pena é “A Mulher dos Pés Descalços”, de Scholastique Mukasonga, da editora Nós. O romance é um relato autobiográfico sobre a mãe que viveu o genocídio praticado pelos Hutus em 1994.

Foto: Katia Mello

Quem gosta de quadrinhos não pode perder a chance de adquirir “Carolina”, de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, que conta a trajetória do fenômeno literário Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo”.

+ sobre o tema

para lembrar

De todas as imagens de Carolina Maria de Jesus, a minha preferida é a do aeroporto

Fiz a viagem de volta, como dizem, Brasil-Angola, passando...

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=