E a culpa é da repórter assediada por Biel. Por Nathalí Macedo

Mc Biel reúne o que há de mais asqueroso na humanidade.

Por Nathalí Macedo Do DCM

A essa altura é presumível que não falo apenas da música inaudível. Música inaudível não me diz respeito: se não gosto, não ouço. Mas machismo, racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, elitismo e ignorância dizem respeito a todos nós – e nós precisamos, infelizmente, falar sobre esse garoto que, não fosse pelo comportamento nauseante, não mereceria sequer o nosso tempo.

Não bastasse o atentado aos nossos ouvidos a cada vez que canta, Gabriel foi o assediador de uma repórter do IG Giulia Pereira, que foi demitida após denunciá-lo (aliás, que papelão, IG!).

“Tá gostosinha, te quebro no meio”, disse ele à moça que tentava apenas fazer o seu trabalho que, por infortúnio, naquele momento consistia em entrevistá-lo.

A repórter foi demitida sob o pretexto de “seniorização da equipe” e o garoto branco metido a popstar continuou com seus shows de péssima qualidade.

Ele se desculpou – como todo assediador que só se arrepende quando é exposto – mas transformou a infeliz frase dita à repórter em um bordão, e cantou “tá gostosinha, de quebro no meio” em um dos shows.

Mesmo diante dessa realidade no mínimo desanimadora para quem luta por uma sociedade livre de assédio, o cantor teve a audácia de afirmar em entrevista ao TV FAMA: “Eu queria primeiro deixá-la ciente do quanto ela prejudicou minha carreira.”

Você não entendeu errado: A repórter sofreu assédio, foi exposta e demitida; o assediador não apenas não foi punido como continuou fazendo shows e debochando da situação, para, no fim das contas, ter a pachorra de sentir-se profissionalmente prejudicado.

Parece apenas o cúmulo da cara de pau, mas isso tem outro nome: machismo naturalizado. Para um garoto como ele, com uma formação pessoal estúpida e terrível, dizer a uma repórter que a quebraria no meio acaso mantivessem relações sexuais é naturalíssimo, uma brincadeira inocente justificável pelo “clima de descontração”, como ele mesmo justificou, à época.

Esse episódio é, aliás, apenas a ponta do iceberg. Os tweets antigos de Mc Biel revelam um histórico de machismo, racismo, homofobia, transfobia, gordofobia e um discurso que, de modo geral, atinge o mais alto nível de violência possível:

“Bom dia, negros fedidos”; “A vocalista do evanescence deveria ser estuprada por fãs psicóticos”; “Bixa (sic) tem todo o direito de ser bixa mas não precisa estravazar (sic)”; “Mulher que anda toda decotada não merece o meu respeito”; “Adele poderia ser gostosa”; e “Te estupro, hein, Angélica” são apenas alguns dos despropósitos.

Duas coisas, penso eu, devem ser extraídas disto: a primeira é que esse assediador ignóbil desfruta de algum prestígio entre os adolescentes brasileiros.

Surgiu, inclusive, um tweet em que uma de suas fã-girls defendia-o com unhas e dentes (com argumentos de doer os olhos).

Que tipo de adolescentes estamos educando? Ou, em melhor colocação: Que tipo de adultos nos envergonharão até a próxima geração? É preocupante que exista alguém como Mc Biel sobre a face da terra, mas mais preocupante é que ele mantenha seguidores – e defensores – que compartilham de suas opiniões, que são os mesmos – eu apostaria – que se autointitulam bolsominions nas redes sociais.

Pudera: Adolescentes que são “educados” pela globo, Capricho, Atrevida e tantas outras revistas teen que perpetuam discursos socialmente descomprometidos e irresponsáveis, bombardeados pela má-informação (a falta de informação é preferível) e por uma modernidade caótica que não propicia uma convivência familiar salutar.

Em segundo lugar, a anti-novidade: Mc Biel pedirá desculpas, como fez na primeira vez em que foi exposto. Ele não só pedirá desculpas como declarará que mudou, que aprendeu muito e todas aquelas asneiras para boi dormir que já conhecemos.

E haverá ainda espaço para ele na mídia e na música. Haverá programas – como o TV Fama, por exemplo – que o escutarão. Haverá ainda fãs para defendê-lo. E haverá, por fim e infelizmente, quem esqueça de seus despropósitos.

Não, eu não adivinho. Mas machistas/racistas são enfadonhamente previsíveis.

+ sobre o tema

Mulher vítima de violência será atendida pela Central Ligue 180

A Câmara dos Deputados aprovou nessa segunda-feira (3), em...

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

“Mulher que posa para fotos íntimas não cuida da moral”

Justiça de Minas Gerais reduz pena de ex-namorado por...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

para lembrar

“Com a criminalização da homofobia, muitos crimes não ficarão impunes”, diz MV Bill

O cantor carioca de rap, MV Bill, 35, surpreendeu...

Seria histórico ver um país desclassificado da Copa por racismo da torcida

por Leonardo Sakamoto Seria fabuloso se alguma seleção perdesse os...

Vereador do PSB sugere segregar gays em uma ilha

Sérgio Nogueira (PSB), vereador de Dourados (MS), afirmou que os...

John Smid ex-líder de grupo que defende a “cura gay” se casa com um homem

O americano John Smid, que liderou durante 18 anos...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...
-+=