Na esteira de outras ações que mostram o assédio que as mulheres sofrem quando andam nas ruas, uma campanha da Everlast do Peru realizou um experimento social extremo (veja acima, no vídeo).
A marca, cuja campanha se concentra no conceito do empoderamento feminino, selecionou homens que, constantemente, assediavam mulheres na rua e localizou suas mães.
Depois de toparem participar da campanha, elas foram superproduzidas com perucas, vestidos e acessórios que as tornavam irreconhecíveis.
Não deu outra: foram alvos de cantadas dos próprios filhos. Ao descobrirem a real identidade das moças, os assediadores pediram desculpas e se fizeram de arrependidos.
É claro que o vídeo é uma campanha publicitária, e que não há como saber se tudo é armado.
Ainda assim, vale a reflexão: será que os homens que assediam mulheres gostariam que suas mães ou filhas fossem assediadas? No fim das contas, vale aquela velha máxima: “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”.