Lançamento: Exuzilhar, Pra começar e Kuami, de Cidinha da Silva, dia 19/04 no Aparelha Luzia

Passados 13 anos ininterruptos de publicações e 8 livros de crônicas espalhados pelo mundo, um olhar retrospectivo permite mapear temas e contextos muito presentes na obra da autora.

Por Cidinha da Silva enviado para o Portal Geledés

Capa do livro ''Exuzilhar: melhores cronicas de Cidinha da Silva. Vol 1"
Capa do livro “Exuzilhar: melhores cronicas de Cidinha da Silva. Vol. 1”

Exuzilhar é o livro de abertura da Série. Africanidades, orixalidade, tensões e diálogos entre tradição e contemporaneidade são os motores deste Exuzilhar, verbo-neologismo que Cidinha da Silva criou em 2010, depois de compreender que o verbo “encruzilhar” poderia ser ainda mais complexo.

Pra começar é o segundo livro da Série. Este volume destaca crônicas próximas ao universo de crianças e adolescentes e outros em que pessoas dessas faixas etárias são protagonistas ou narradoras. São textos que pretendem despertar o gosto pela leitura.

Capa do livro "Para Começar", segundo volume da coleção.
Capa do livro “Pra começar: Melhores Crônicas de Cidinha da Silva. Vol.2”

Livros como Você me deixe, viu? Eu vou bater meu tambor! (2008), Oh, margem! Reinventa os rios! (2011) e Racismo no Brasil e afetos correlatos (2013) estão esgotados e não há planos para reimprimi-los. Esta Série será uma oportunidade de revisitar esses trabalhos, selecionar textos que ainda têm vitalidade e merecem ser lidos por um público mais abrangente.

Kuami é um romance para expandir nosso universo de afetos ao enfocar amor versus ódio. Amor versus prisão. Amor como exercício de liberdade. Amor numa família estendida. Amor traduzido em ação. Esse é o cenário em que se desenvolvem as aventuras de Janaína – uma sereia – e Kuami – um pequeno elefante africano – e suas famílias, entre o encontro do rio com o mar e a floresta amazônica.

Capa do livro "Kuami", escrito por Cidinha da Silva
Capa do livro “Kuami’ de Cidinha da Silva

Com o coração em festa, a Kuanza Produções entrega estes dois primeiros volumes às leitoras e leitores e também o romance infantojuvenil Kuami, 2a edição (Pólen Livros) num diálogo entre Cidinha da Silva e a querida Bianca Santana, escritora e jornalista. Aproveitem! Nos vemos no Aparelha Luzia, dia 19 de abril, às 20:00.

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Festival Latinidades: racismo persiste no Brasil, reforçam ativistas

Mesmo com a conquista de direitos civis, o racismo...

A blogosfera materna se silenciou

Há alguns dias foi publicado o vídeo com a...

Tereza de Benguela, uma heroína negra

Dia 25 de julho é data para celebrar o...

Slams movimentam as periferias de Salvador (BA)

Nas rimas, os problemas sociais são trazidos ao público...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=