Mais quantas Ágathas vão precisar morrer?

Segurança Pública e Política de Morte no século XXI

Por: Crislayne Zeferina enviado para o Portal Geledés 

mães de vítimas de bala perdida fizeram manifestação no Rio (Foto: Reprodução/Globo)

Zona norte do Rio de Janeiro, dia 22 de setembro de 2019, mais um enterro de uma criança que a bala do governador Wilson Witzel achou. Uma criança que tinha sonhos e perspectivas e só queria viver como outra qualquer, mas a necropolítica do senhor governador não deixou, pois a política de vida é selecionada e, nesta seleção, Ágatha, morta com um tiro nas costas, dentro de uma Kombi no Conjunto de Favelas do Alemão, não passou, como outras dez crianças, que também tiveram suas vidas retiradas por um Estado que se auto promove com a quantidade de corpos mortos.

O Brasil vive o maior caos do mundo. Liberaram a chave do fascismo, do fundamentalismo e do conservadorismo e isso acarreta em corpos tombados no chão a cada momento e em cada estado. É visível a política da crueldade e do desrespeito com a bandeira brasileira democrática, bem como com a luta de todas as pessoas que vieram antes e que estão sendo subjugada, ofendida e jogada numa poça de sangue, sempre nosso sangue, sangue de corpos pretos e periféricos.

As marcas do chicote, do tiro, da opressão e de um Estado genocida estão presentes em todos os campos, da natureza à vida humana, sendo oferecida sempre uma ação política baseada na crueldade e na desumanidade. A sociedade brasileira pede socorro aos países de fora, também aos deuses e ancestrais, à natureza e a quem puder socorrer, mas, parece que não tem fim, a luta por um projeto político popular, que seja de fato democrático e de valorização da vida e da dignidade humana. A nossa gente, preta e pobre, continua sendo discriminada e ofendida e nosso papel nesse momento é gritar por socorro e exigir uma interferência democrática emergencial para o nosso Brasil. 

É preciso entender que essas naturalizações dos corpos negros tombados e alvejados pela violência e negligência do Estado precisa acabar agora. Não estamos aguentando mais acordar e olhar os sangues derramado dos nossos por uma política que se beneficia de uma estrutura racista, marcada por uma perspectiva necropolíitica, baseada num poder fascista, ditatorial e antidemocrático. O Brasil rasga carta das Nações Unidas, em que os ideais e propósitos são outros, ou seja, de valorização da vida e da dignidade humana..

O direito à vida que estabelece a Constituição de 1988 foi esquecido e agora o que nos resta é o pedido de ajuda humanitária e que atenda os espaços periféricos, sendo estes os principais alvos. Uma ajuda humanitária que atenda o povo preto que é caçado e oprimido todos os dias. Uma ajuda humanitária que derrota o fascismo e o fundamentalismo religioso de quem prega o amor e pede a morte de determinados grupos.

O Brasil pede socorro!

É preciso criar frentes e/ou redes de lutas nacional e internacional, realizando incidência política em todos os cantos, mostrando em uma linguagem popular o que está acontecendo e os retrocessos presentes em tão pouco tempo, para assim lutarmos e derrotarmos essa estrutura que está no poder desrespeitando o povo brasileiro, bem como sua Constituição. Todos nós precisamos levantar e voltar a ocupar as ruas, unificar a luta e nos colocarmos a entender que existe uma diversidade de lutas e de pautas, mas a briga agora nesta conjuntura é contra esse sistema racista e patriarcal que está sendo ocupado por dirigentes antidemocráticos, fascistas, matadores de crianças, adolescentes e jovens.

PRECISAMOS TOMAR O PODER JÁ!

 

 

Leia Também:

De azul ou de rosa, crianças negras na linha de tiro do Estado genocida

Silêncio de Witzel sobre morte de Ágatha é covardia política

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Em defesa da tolerância religiosa em nossa sociedade

Em defesa da tolerância religiosa em nossa sociedade: Uma...

Encontro das águas: precisamos falar sobre afetividade

O sistema escravocrata e as divisões raciais criaram condições...

Quanto vale uma vida?

Quando perguntamos às crianças o que querem ser quando...

para lembrar

‘Enfrentamento ao racismo é indispensável’

O Atlas da Violência 2018 aponta que a taxa...

Em 80 horas, cinco jovens sem ligação com o crime são mortos no RJ

As mortes de pessoas que não estão ligadas ao...

Jovens se divertindo foram trucidados, afirma ex-ministro da Justiça

Em reunião extraordinária nesta segunda-feira, integrantes da Comissão Arns...

Ficar em casa nem sempre é seguro para um jovem negro

No momento, muitos órgãos, empresas e autoridades se unem...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...

Comitiva da ONU aponta impunidade de crimes contra negros no Brasil

A suscetibilidade de jovens negros da zona rural diante da possibilidade de sofrer violências, a defesa do uso de câmeras corporais acopladas ao uniforme...
-+=