Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é a acusação de que algumas pessoas negras estariam praticando racismo reverso: Quando se publicam vagas destinadas só para pessoas negras, quando em alguma produção se prioriza um grupo de profissionais predominantemente negro, quando um bloco de carnaval só permite a participação de pessoas negras ….. Mas será que é verdade que essas ações seriam racismo ao contrário?

Racismo é uma ideologia de dominação que faz com que se considere a superioridade de um grupo em relação a outro. E esse grupo, considerado superior, possui poder para oprimir as pessoas do grupo considerado inferior e também por serem consideradas superiores acessam privilégios que o outro grupo considerado inferior não acessa.

Na nossa sociedade, pessoas brancas são consideradas superiores. Por serem brancas acessam privilégios e inclusive de maneira geral podem – e geralmente o fazem- oprimir uma pessoa negra.

Abrir vagas para pessoas negras, não estabelece uma superioridade negra, (se reconhece desvantagens históricas dessas pessoas em relação as pessoas brancas e que pretende-se corrigir com essa ação) Fazer uma produção e privilegiar profissionais negras, negros e negres, não estabelece uma inferioridade branca, e quando decidem fazer coletivos de mulheres negras ou blocos afros, nenhuma pessoa negra adquiriu um poder de oprimir uma pessoa branca. Então não, não é racismo reverso, porque racismo reverso não existe mesmo, então, repete comigo toda vez que alguém falar em racismo reverso: Racismo Reverso Não Existe.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Negra, branca ou não branca?

Desde de criança acreditei ser branca, mesmo não possuindo...

Ensino só para as elites?

A crise educacional do Brasil da qual tanto se...

O Genocídio do povo negro no Brasil pós-golpe

por Henrique Marques Samyn (UERJ) via Guest Post para...

Encontro reúne mulheres ativistas de sete países para discutir agendas em comum e fortalecer alianças globais

“III Diálogo Mulheres em Movimento: Fortalecendo Alianças Globais” reúne...

para lembrar

Durban +20: nova declaração reforça visão de mundo sem racismo e discriminação

Documento da Assembleia-Geral marca duas décadas da conferência internacional...

Estudante de medicina da UnB denuncia racismo em shopping do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga uma denúncia...

“Saudade de quando preto era escravo”: garoto é vítima de racismo por colegas de escola em BH

Um garoto de 14 anos foi alvo de ataques racistas pelos próprios colegas...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=