Geledés discute racismo religioso na ONU

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua agenda nas Nações Unidas neste ano. Neste dia 8 de março, o instituto realiza na sede da organização em Genebra, na Suíça, o evento paralelo “Estratégias para enfrentar o racismo religioso”.

Os palestrantes convidados são Nazila Ghanea, relatora especial da ONU sobre liberdade de religião ou crença e professora de Direito Internacional de Direitos Humanos da Universidade de Oxford, Ivanir dos Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, Arquias Cruz, assessor internacional da Conectas Direitos Humanos, Jamil Chade jornalista, com intermediação da assessora internacional de Geledés, Carolina Almeida.

O evento acontece de forma paralela à 55ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em que Geledés apresenta dados sobre a intolerância religiosa no Brasil entre 2019 e 2021 que comprovam o impacto do racismo nos adeptos das religiões de matriz africana.

Ivanir dos Santos (Foto: Bruno Rodriguês)

Nesta quarta-feira, 6, Ivanir dos Santos como representante de Geledés – Instituto da Mulher Negra do Brasil e do Centro de Articulação de Populações Marginadas, falou na ONU chamando a atenção da relatora especial e do Conselho das Nações Unidas para a situação dos afrodescendentes que professam e praticam religiões de origem africana no Brasil.

“Essas pessoas enfrentam intolerância religiosa no Brasil juntamente com a interface prejudicial do racismo estrutural e institucional”, disse ele.

Segundo dados colocados por Ivanir na sessão, a linha direta do governo para denúncias de direitos humanos recebe até cinco chamadas por dia sobre racismo religioso.

O caso de Mãe Bernadette Pacifico, ialorixá e líder quilombola brasileira, assassinada com 17 tiros aos 72 anos de idade em 2023, foi citada como um caso não isolado entre os que acontecem no país. No final de seu pronunciamento, Ivanir dos Santos convidou a relatora especial da ONU para uma visita ao Brasil com o objetivo de observar e avaliar como os afrodescendentes têm sua liberdade religiosa afetada.

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Violência obstétrica contra negras, apontada por Geledés, é tema na ONU

No segundo dia de sabatina do Estado brasileiro diante...

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

Geledés propõe a criação de um Major Group de Afrodescendentes na ONU

A criação do Major Group de Afrodescendentes na ONU...

para lembrar

ONU busca mulheres para cargos de direção de operações de paz e missões políticas

Banco de Talentos de Mulheres Experientes, ou Senior Women...

ONU manifesta preocupação com projeto de lei que altera conceito de trabalho escravo no Brasil

Projeto de lei 432/2013, em tramitação no Congresso, é...

Rio: ONU lamenta morte de estudante no Complexo da Maré

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil lamentou...

Na ONU, mais de 80 entidades pedem apoio internacional contra Bolsonaro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Vladimir Herzog,...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=