Mais de 800 reféns do Boko Haram são resgatados; líder diz que “é o fim”

Exército nigeriano exalta ação como sem precedentes nos combates ao grupo, aliado do Estado Islâmico na África

Do iG

Mais de 800 reféns do Boko Haram foram resgatados pelo Exército da Nigéria em diversos vilarejos do Estado de Borno, no nordeste do país. Aliado ao Estado Islâmico, o grupo terrorista vem sofrendo seguidas baixas, o que levou o líder Abubakar Shekaku a afirmar que “é o fim”, em vídeo divulgado dois dias depois da ação militar, realizada na quinta-feira (24).

As ações militares ocorreram em Kusumma, de onde 520 refés foram resgatados, e em outros 11 vilarejos espalhados pelo Estado – um total de mais de 309 –, após combates contra rebeldes do grupo, conhecido por ser tão ou mais cruel quanto o Estado Islâmico, apesar de ter menor influência do que o grupo que concentra suas bases na Síria e no Iraque.

Um porta-voz do Exército afirmou que 22 terroristas do Boko Haram foram mortos nas ações, que apreenderam armas de fogo usadas pelo grupo e uma motocicleta. “As tropas galantes limparam o resto dos terroristas que hibernavam na área geral de Kala Balge”, afirmou o coronel Sani Kukasheka Usman quase três dias após as ações, realizadas na terça-feira (22). “Em uma operação sem precedentes, as tropas também realizam esforços para limpar os restos dos terroristas em todas as áreas circundantes.”

No mesmo dia da divulgação do resgate, o líder do grupo, Abubakar Shekau, divulgou um vídeo dramático, classificado por militares nigerianos como o testamento do terrorista. Nele, Shekau, em tom bastante passivo, diz: “Para mim é o fim. Que Alá nos proteja do mal. Agradeço ao meu criador”.

Militares da Nigéria estão convencidos de que a gravação não é outra coisa que não o “testamento” do terrorista, citando o tom submisso da mensagem, diferente do habitual do líder, “usualmente arrogante”. Foi a primeira vez que ele apareceu em imagens em um ano – período em que foi anunciado diversas vezes como morto.

No entanto, analistas nigerianos são cautelosos e salientam que não se sabe ainda se a mensagem do líder se refere ao grupo como um todo ou a ele próprio. Neste último caso, Shekau poderia abdicar do comando do Boko Haram. Além disso, não se exclui que o vídeo possa ser uma armadilha.

A atuação do grupo jihadista está concentrada no norte da Nigéria, de maioria muçulmana, mas também atinge nações vizinhas, como Camarões, Níger e Chade. Seu objetivo é implantar um regime fundamentalista islâmico na parte setentrional do país, tal como o Estado Islâmico no Oriente Médio.

Os atentados e massacres do Boko Haram já deixaram milhares de mortos, mas o grupo só ganhou o noticiário internacional em abril de 2014, ao sequestrar quase 300 estudantes de uma escola de Chibok. Do total, 219 permanecem desaparecidas até hoje.

No ano passado, a milícia declarou lealdade ao Estado Islâmico (EI), submetendo-se à autoridade do autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi. Contudo, o Boko Haram vem perdendo força nos últimos meses, principalmente por causa das operações militares conjuntas entre Nigéria, Níger e Chade.

* Com informações da Ansa

+ sobre o tema

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Marina ataca Serra por uso de favela cenográfica na televisão

Por: Claudio LealFilippo CecílioMarcela RochaVagner Magalhães   No...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

para lembrar

Mercedes Sosa – La negra, La Tukumana e La Hermana

por: Eloá Kátia Coelho Hoje eu chorei... E...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Sakamoto – PM na USP, Cracolândia e as saudades da ditadura

Um estudante foi agredido por um policial militar, nesta...

Comunidades afro-descendentes de Macapá querem livre horário para seus festejos tradicionais

Fonte: Amabusca-     A vereadora Cristina Almeida (PSB) e o vereador...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=