Mais de 800 reféns do Boko Haram são resgatados; líder diz que “é o fim”

Exército nigeriano exalta ação como sem precedentes nos combates ao grupo, aliado do Estado Islâmico na África

Do iG

Mais de 800 reféns do Boko Haram foram resgatados pelo Exército da Nigéria em diversos vilarejos do Estado de Borno, no nordeste do país. Aliado ao Estado Islâmico, o grupo terrorista vem sofrendo seguidas baixas, o que levou o líder Abubakar Shekaku a afirmar que “é o fim”, em vídeo divulgado dois dias depois da ação militar, realizada na quinta-feira (24).

As ações militares ocorreram em Kusumma, de onde 520 refés foram resgatados, e em outros 11 vilarejos espalhados pelo Estado – um total de mais de 309 –, após combates contra rebeldes do grupo, conhecido por ser tão ou mais cruel quanto o Estado Islâmico, apesar de ter menor influência do que o grupo que concentra suas bases na Síria e no Iraque.

Um porta-voz do Exército afirmou que 22 terroristas do Boko Haram foram mortos nas ações, que apreenderam armas de fogo usadas pelo grupo e uma motocicleta. “As tropas galantes limparam o resto dos terroristas que hibernavam na área geral de Kala Balge”, afirmou o coronel Sani Kukasheka Usman quase três dias após as ações, realizadas na terça-feira (22). “Em uma operação sem precedentes, as tropas também realizam esforços para limpar os restos dos terroristas em todas as áreas circundantes.”

No mesmo dia da divulgação do resgate, o líder do grupo, Abubakar Shekau, divulgou um vídeo dramático, classificado por militares nigerianos como o testamento do terrorista. Nele, Shekau, em tom bastante passivo, diz: “Para mim é o fim. Que Alá nos proteja do mal. Agradeço ao meu criador”.

Militares da Nigéria estão convencidos de que a gravação não é outra coisa que não o “testamento” do terrorista, citando o tom submisso da mensagem, diferente do habitual do líder, “usualmente arrogante”. Foi a primeira vez que ele apareceu em imagens em um ano – período em que foi anunciado diversas vezes como morto.

No entanto, analistas nigerianos são cautelosos e salientam que não se sabe ainda se a mensagem do líder se refere ao grupo como um todo ou a ele próprio. Neste último caso, Shekau poderia abdicar do comando do Boko Haram. Além disso, não se exclui que o vídeo possa ser uma armadilha.

A atuação do grupo jihadista está concentrada no norte da Nigéria, de maioria muçulmana, mas também atinge nações vizinhas, como Camarões, Níger e Chade. Seu objetivo é implantar um regime fundamentalista islâmico na parte setentrional do país, tal como o Estado Islâmico no Oriente Médio.

Os atentados e massacres do Boko Haram já deixaram milhares de mortos, mas o grupo só ganhou o noticiário internacional em abril de 2014, ao sequestrar quase 300 estudantes de uma escola de Chibok. Do total, 219 permanecem desaparecidas até hoje.

No ano passado, a milícia declarou lealdade ao Estado Islâmico (EI), submetendo-se à autoridade do autoproclamado califa Abu Bakr al Baghdadi. Contudo, o Boko Haram vem perdendo força nos últimos meses, principalmente por causa das operações militares conjuntas entre Nigéria, Níger e Chade.

* Com informações da Ansa

+ sobre o tema

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida...

Nota à imprensa – Denúncias de assédio no governo federal

O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de...

Ministra Anielle Franco relatou assédio de Silvio Almeida a integrantes do governo Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, relatou a integrantes...

para lembrar

Sérgio São Bernardo: Ganhamos, Perdemos, Ganhamos…

Obrigado pela 3468 demonstrações de poder por algo...

Campanha Direitos valem mais, não aos cortes sociais

Mobilização propõe a realização de rodas de conversa em...

A herança de FHC

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica...

Embaixador alemão não consegue entender como brasileiros distorcem nazismo

Mais uma vez, as redes sociais foram tomadas por...

Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida

A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio...

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora da Cidade de Deus, em Japarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, tenta conseguir...

Justiça impede convocação de professora negra em concurso e obriga Ufba a nomear primeira candidata da ampla concorrência

O concurso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Famed-Ufba) foi parar na Justiça após a contestação de uma candidata. Com isso,...
-+=