Uso do tempo e as desigualdades de gênero são tema de seminário no Ipea

Durante toda a próxima quarta-feira, 18, evento reunirá especialistas e estudiosos do tema na sede do Ipea, em Brasília

Do Ipea

De que forma o modo como as pessoas gastam as horas e os minutos e horas dos seus dias se relaciona com a desigualdade de gênero? Buscando compreender quais as nuances e os aspectos dessa correlação, o Ipea, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) promove, na quarta-feira, 18, a partir das 9h, o seminário Uso do Tempo e Gênero. O evento será na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso), e contará com três mesas de discussão.

A primeira mesa debaterá os marcos internacionais de medição e valoração do trabalho não remunerado, a desigualdade na América Latina e o uso do tempo no Brasil. Em seguida, especialistas vão discutir conciliação e corresponsabilidade com o trabalho e a família, além de políticas públicas. Na ocasião, serão apresentados dois estudos de caso: uso do tempo na Guatemala e no Uruguai.

A mesa de encerramento do seminário promoverá um debate mais aprofundado sobre as diferenças de gênero e de raça, trazendo um panorama sobre o gênero e a classe nos usos do tempo das famílias brasileiras.

Além do Ipea, OIT e ONU Mulheres, haverá representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) na mesa de abertura. É necessária a confirmação de presença pelo e-mail [email protected].

Livro
O Ipea acaba de lançar um livro sobre o tema, homônimo ao seminário. A publicação aborda a divisão sexual do trabalho e como ela se traduz no dia a dia das famílias. “Os estudos de uso do tempo podem ajudar a compreender as relações entre a sobrecarga de trabalho feminina e a reprodução das desigualdades de gênero”, explica a publicação.

O livro, organizado por Natália Fontoura, especialista em políticas públicas e gestão governamental em atividade no Ipea, e pela socióloga Clara Araújo, é fruto de uma parceria entre Ipea, SPM e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento e a publicação objetivam subsidiar políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de gênero e raça.

Serviço
Seminário Uso do Tempo e Gênero
Dia: 18 de outubro de 2017
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea)

Confira a programação completa do seminário

Acesse o livro Uso do Tempo e Gênero

+ sobre o tema

Sobre ser negro e gay

Certa vez me perguntaram qual identidade foi mais difícil...

Yelena Isinbayeva retira declarações anti-homossexual

Foi tudo “um mal entendido” devido ao fraco inglês....

para lembrar

Djamila Ribeiro é homenageada com prêmio de impacto social

No último domingo (27.06), Djamila Ribeiro foi uma das representantes de...

Movimento feminista da Paraíba diz não ao machismo na TV

Em seu programa Cidade em Ação, da TV Arapuan,...
spot_imgspot_img

Wanda Chase marcou a TV numa época em que diversidade não estava na moda

A comunicação brasileira perdeu nesta quinta-feira 03/04 uma de suas grandes vozes com o falecimento da jornalista Wanda Chase, aos 74 anos, em Salvador...

Morre Wanda Chase, jornalista e ativista, em Salvador

Wanda Chase morreu na noite de ontem em Salvador (BA). O que aconteceu Jornalista estava no Hospital Teresa de Lisieux, na capital baiana, para tratar um...

Mulheres negras levariam até 184 anos para comprar casa própria, aponta levantamento

Mulheres negras no Brasil poderiam levar até sete gerações, ou seja, 184 anos, para conseguir realizar o sonho de comprar uma casa própria, aponta o levantamento "Sem moradia digna, não há...
-+=