Uso do tempo e as desigualdades de gênero são tema de seminário no Ipea

Durante toda a próxima quarta-feira, 18, evento reunirá especialistas e estudiosos do tema na sede do Ipea, em Brasília

Do Ipea

De que forma o modo como as pessoas gastam as horas e os minutos e horas dos seus dias se relaciona com a desigualdade de gênero? Buscando compreender quais as nuances e os aspectos dessa correlação, o Ipea, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) promove, na quarta-feira, 18, a partir das 9h, o seminário Uso do Tempo e Gênero. O evento será na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso), e contará com três mesas de discussão.

A primeira mesa debaterá os marcos internacionais de medição e valoração do trabalho não remunerado, a desigualdade na América Latina e o uso do tempo no Brasil. Em seguida, especialistas vão discutir conciliação e corresponsabilidade com o trabalho e a família, além de políticas públicas. Na ocasião, serão apresentados dois estudos de caso: uso do tempo na Guatemala e no Uruguai.

A mesa de encerramento do seminário promoverá um debate mais aprofundado sobre as diferenças de gênero e de raça, trazendo um panorama sobre o gênero e a classe nos usos do tempo das famílias brasileiras.

Além do Ipea, OIT e ONU Mulheres, haverá representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) na mesa de abertura. É necessária a confirmação de presença pelo e-mail [email protected].

Livro
O Ipea acaba de lançar um livro sobre o tema, homônimo ao seminário. A publicação aborda a divisão sexual do trabalho e como ela se traduz no dia a dia das famílias. “Os estudos de uso do tempo podem ajudar a compreender as relações entre a sobrecarga de trabalho feminina e a reprodução das desigualdades de gênero”, explica a publicação.

O livro, organizado por Natália Fontoura, especialista em políticas públicas e gestão governamental em atividade no Ipea, e pela socióloga Clara Araújo, é fruto de uma parceria entre Ipea, SPM e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento e a publicação objetivam subsidiar políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de gênero e raça.

Serviço
Seminário Uso do Tempo e Gênero
Dia: 18 de outubro de 2017
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea)

Confira a programação completa do seminário

Acesse o livro Uso do Tempo e Gênero

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Mulherada equilibrista

É na corda bamba da violência extrema e da luta por direitos que se equilibram meninas, jovens e mulheres no Brasil e mundo afora....
-+=