O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras

Com acesso a direitos e oportunidades, são a expressão da potencialidade

Pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com quatro ministras de Estado negras —e não vamos simular normalidade. É histórico, uma ventania de força e esperança redemocratizada com o governo Lula, uma oportunidade concreta de ressignificar a agenda de direitos, especialmente das pessoas negras, que representam 57% da população brasileira. Não é prêmio, é conquista.

Celebrar, reconhecer e valorizar a existência das mulheres negras no mês de julho, em comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), é um movimento tripartite: de fortalecimento da potência feminina negra que sustenta historicamente este país; de denúncia das desigualdades de gênero e raça; e de promoção de políticas públicas para enfrentar essa realidade de exclusão.

A partir do governo federal, importantes insumos da mudança estão postos: institucionalização de recursos e infraestrutura, conhecimento específico acumulado e poder de ação. Uma trajetória não linear que envolve memória, reparação, reconhecimento e incidência para o futuro.

Olhar para frente é construir coletivamente, cada uma em seu espaço de luta e sempre inseridas nos debates e na construção das soluções no campo da política econômica e social, de metas e indicadores de redução de desigualdades, numa agenda intrinsecamente associada ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial. É sobre a dignidade do viver. Melhorar as condições de vida da população e promover a igualdade são empreendimentos de grande porte, com função estratégica para a prosperidade econômica do país.

As mulheres negras têm a transversalidade como método de diálogo, ação conjunta e entregas concretas. A forma como as políticas públicas são construídas é tão relevante quanto a política em si, e temos essa perspectiva como fundamento. As pastas sob nosso comando atuam em sinergia temática —nós trabalhamos em permanente conexão umas com as outras, entre as 10 ministras nesta gestão, e em consonância com todas as 37 pastas.

A habilidade de enxergar a importância da parte e do todo não é exclusividade de mulheres ou de pessoas negras. No entanto, as mulheres negras são as que mais encontram barreiras para explorar suas potencialidades e serem reconhecidas por seus talentos e competências. Essa é uma das perversidades do racismo que o julho das pretas também denuncia, lembrando que ciência e tecnologia, inovação, cultura, meio ambiente, economia, saúde, educação, arquitetura urbana, negócios, esportes, comunicação, transporte e criatividade também nos dizem respeito. “Trazemos conosco a marca da libertação de todas”, afirma Lélia Gonzalez.

As mulheres negras brasileiras, latinas e caribenhas são formuladoras, executoras e beneficiárias de políticas públicas, são múltiplas, com demandas complexas, e fazem a economia do país girar. São ministras, cientistas, astronautas, faxineiras, gestoras, professoras, caixas, estudantes, economistas, artistas, médicas, eletricistas, políticas, inventoras. Com acesso a direitos e oportunidades, são a expressão da potencialidade.

Queremos muitos avanços neste julho das mulheres negras. Participação de todas as pessoas nas políticas públicas, da elaboração à execução, ampliando e potencializando a democracia que reconquistamos com nossa luta. Queremos atenção e disponibilidade para nossas pautas em todas as instâncias do poder público: Executivo, Legislativo e Judiciário. Queremos igualdade de gênero e raça em todos os empreendimentos, empresas, organizações, instituições. Queremos atenção e reconhecimento do país que, nos últimos 500 anos, parimos, amamentamos, ensinamos, cuidamos e trabalhamos para sustentar. Queremos, hoje e no futuro, a Justiça que tantas vezes nos foi e ainda nos é negada.


*

Anielle Franco
Ministra da Igualdade Racial

Luciana Santos
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Margareth Menezes
https://www.geledes.org.br/tag/margareth-menezes/Ministra da Cultura

Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima

+ sobre o tema

Finalmente! Chegou o batom nude que toda mulher negra estava esperando

A indústria da beleza sempre foi moldada baseada na...

Gérard Depardieu é acusado de estupro e abuso sexual

Ator francês negou qualquer agressão através de um comunicado...

Policiais serão preparados para enfrentamento à homofobia

Para capacitar as unidades policiais para lidar com ocorrências...

Vídeo da UFJF que toca em questão de gênero gera repercussão nacional

Conversa da drag queen Femmenino com alunos do Colégio...

para lembrar

Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre...

O autocuidado como estratégia política

Ana María Hernández Cárdenas e Nallely Guadalupe Tello Méndez Sustentabilidade...

1ª Marcha do Orgulho Crespo ocupa a Avenida Paulista

Neste domingo, dia 26, São Paulo recebe a 1ª Marcha...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=