No Cyberquilombo cultura negra e ativismo ao alcance da mão

Em videoaulas inovadoras, coletivo alimenta professores dispostos a difundir, entre seus alunos, história e filosofia dos afrodescendentes — além de sua literatura, música e dança contemporâneas

Por Inês Castilho, do Outras Palavras 

O que a música, a dança, a literatura, a filosofia negras têm a ver com nossa vida cotidiana, hoje? Como se articulam cultura afro, gênero e direitos humanos? O Cyberquilombo, realização do coletivo lab.Experimental, tem algumas contribuições a oferecer.

Projeto online de formação livre que remixa africanidades e cultura digital, o Cyberquilombo produz e publica videoaulas – de livre acesso pelo Youtube (acesse o canal) – com figuras de destaque da filosofia, da música, da dança e da literatura negra, promovendo a reflexão sobre a importância da sua participação em nossa sociedade.

São conteúdos preciosos para estimular a aplicação da lei 10.639/03, de 2003, que torna obrigatória a história da cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio – e não está sendo cumprida. Uma das razões seria a falta de material didático que permita aos professores falar do assunto sem reproduzir os preconceitos existentes nos livros que narram a história do negro pelo olhar branco eurocentrista.

“As bancadas do boi, da bala e da bíblia impediram o uso e a formulação de materiais didáticos e paradidáticos que amparassem essa lei, com interesses bem nítidos”, ensina Allan da Rosa, do movimento de literatura periférica de São Paulo, na videoaula  “Oralidade e literatura negra contemporânea”.

Entre as produções já publicadas estão ainda “Danças africanas e suas diásporas no Brasil”, com a bailarina e antropóloga Luciane Ramos Silva, que fala da “dança como produção de conhecimento”; e “Música negra e movimento black power“,  com o DJ Eugênio Lima, que vê a música como “resistência e existência, memória da barbárie e construção cultural” ao mesmo tempo.

Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia política, conta em “Mulheres na Política” que “a história da filosofia é masculina e branca, embora tenham existido mulheres filósofas, invisibilizadas e esquecidas.” A historiadora Bergman de Paula gravou aula sobre “Feminismo e Mulher Negra”.

Sobre ativismo urbano está disponível a videoaula “Ocupação do Espaço público”, com Laura Sobral, arquiteta e integrante do coletivo A Batata Precisa de Você – que fala sobre como é possível transformar “um espaço de passagem, sem qualidade de estar, em um espaço de permanência, que dá sentido de pertencimento com o lugar e gera cuidado, estabelecendo outra relação com a cidade”. Também já estão online as aulas “Espaço Público e Memórias”, com Alexandre Araújo Bispo; “A Imagem do Negro nas Artes no Brasil”, com Claudinei Roberto; e “A Não Violência como ação política”, com Mikael Freitas.

A meta do Cyberquilombo para 2016 é construir uma galeria com 40 videoaulas que promovam positivamente o debate sobre direitos humanos, gênero, africanidades, relações étnico raciais e liberdade de expressão. Esses conteúdos dão início a uma biblioteca online livremente disponibilizada para professores, alunos e público em geral. Paralelamente, o coletivo lab.Experimental forma oficineiros para ampliar a sua divulgação.

Todas as videoaulas já realizadas estão disponíveis aqui. É possível acompanhar os novos lançamentos inscrevendo-se diretamente no canal.

+ sobre o tema

A escravidão através dos olhos de uma parisiense em viagem pelo Brasil

Memórias, diários e relatos de viagens são fontes importantes...

Países africanos isolarão áreas com casos de ebola

O surto de ebola, o mais grave registrado desde...

para lembrar

Poemas de Carlos Marighella

Canto para Atabaque Ei bum! Qui bum-rum! Qui bum-rum! Bum! Bumba! Ei lu! Qui lu-lu! Qui...

Morre Don Cornelius, lendário criador e apresentador do programa Soul Train

Foi encontrado morto nesta madrugada em sua casa em...

Nilze Carvalho

Albenise de Carvalho Ricardo, conhecida como Nilze Carvalho, (Nova...

Serena Williams tem mais uma boa atuação, despacha eslovena e avança na Austrália

Com ótimos saques, americana vence sem maiores dificuldades Tamara...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=